top of page

Racismo

O RACISMO é um conjunto de conceitos baseado na observação física da pessoa (fenótipo), que considera que há raças humanas e que umas são superiores às outras.


RACIALISMO é a teorização do racismo baseada em teorias pseudocientíficas. Teve o seu início no final do sec. XVII e veio até ao sec. XX.


O RACISMO foi uma marca e uma base de todos os colonialismos, entre eles o português. Levou ao apartheid na África do Sul. Teve a sua expressão máxima no antissemitismo e no holocausto na Europa do séc. XX.  Perdura como Racismo sistémico. Não há raças humanas


GÉNERO HUMANO


Os seres humanos são todos do género humano, da espécie homo sapiens e da subespécie sapiens, sapiens. Esta subespécie de hominídeos veio do sudeste de África, tal como outras. A evolução do fenótipo aconteceu por seleção e adaptação, desde temperaturas quentes, equatoriais, temperadas e polares ao longo de dezenas de milhares de anos.


DATAS


1684: François Bérnier, baseado nos fenótipos, considera :4 “raças” - Europeus, Africanos, Asiáticos, Lapões


1755: Johan Blumenbach, considera, baseado nos crânios, a “raça” mais perfeita a que teve origem no Cáucaso e classifica: Caucasianos, Americanos, Mongóis, Africanos e Malaios.

1758: Lineu, baseado nos fenótipos, na origem geográfica e nos comportamentos, considera 4 “raças”: Americanos, Europeus, Asiáticos e Africanos

1944: Henri Vallois, diretor do Museu do Homem, Paris, com critérios de fenótipos hereditários: Austraoides, Negroides, Europeiodes e Mongoloides


1950: A UNESCO declara que não há raças humanas 2000: Descoberta do GENOMA HUMANO


2005: Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos. O aprofundamento do estudo da genética humana mostra que somos todos uma mistura de cruzamentos de várias origens.

bottom of page