top of page

Quem somos?

dots2-1.png
83f78a_e959c26af8384f45a4d9bee5f5237b30~mv2.jpg
83f78a_a3a3509e94d544ca93f90979fabc2553~mv2.jpg
83f78a_60465e6b6bf7443ca891033f1adf2b22~mv2.jpg
wave-1.png

Somos um grupo de amigos independentes de agendas ou organizações. Entendemos que a amizade é uma base importante para um trabalho como este que apresentamos.

 

A genealogia do nosso trabalho comum tem origem na participação de duas de nós (Patricia e Isabel) como comissárias entre os cinco que organizaram a exposição sobre Escravatura e Racismo, que se iniciou no Fólio de Óbidos 2019 e que depois tem corrido o país. 

 

O que nos animou desde o início, como objectivo, foi mostrar as formas como a ESCRAVATURA fez parte da história do nosso país e de outros países europeus e americanos - na sua génese, na sua complexidade e nas formas de resistência que se lhe opuseram. Tendo nele e no COLONIALISMO as suas raízes mais profundas, queremos também denunciar o RACISMO, ainda hoje presente, herança de velhas servidões e presente em NOVAS SERVIDÕES.

Tudo isto tem uma história e tem um presente na política actual. Tem também expressão artística, porque de humanos , e portanto seres criativos, nos tratamos todos.

 

Não pretendo o nosso site ser mais do que um arquivo de documentos dispersos que tínhamos nas nossas mãos, recorremos também ao arquivo de outro amigo, Eduardo Medeiros. Nascido em Portugal, mas moçambicano por adopção, participou na luta contra o colonialismo e possui um arquivo vasto de documentos respeitantes à África e  especialmente às ex-colónias portuguesas. Por razões da sua biografia, é receptor de documentos e noticias sobre a actualidade de África e de alguns espaços da diáspora. É doutorado em Antropologia e ex-professor na Universidade Mondlane e na Universidade de Évora, membro do CEAP.

Entendemos que seria um desperdício de informação não disponibilizarmos tudo o que temos recolhido. 

Não somos uma associação, nem estamos mandatados por nenhum partido político. Adotamos a auto-organização, autónoma, sempre que possível.

Curricula Vitea
Isabel do Carmo – Médica, professora da Faculdade de Medicina de Lisboa.
Patrícia Alves – Médica, professora da Universidade de Alcântara Sénior

Quem Somos
bottom of page