
Antropologia
A Antropologia é um ramo das Ciências Sociais e Humanas,que estuda as características físicas e biológicas do ser humano e sua evolução (Antropologia Física ou Biológica)e as características sociais e culturais ( Antropologia socio-cultural). Inevitavelmente cruza-se com a Historia e com a Etnografia e Etnologia e, dentro destas, a linguística, a sociologia e mesmo a botânica. Ajuda a compreender a diversidade das culturas humanas. Contribuipara uma atitude de problematização, espírito crítico, respeito e tolerância em relação à diversidade cultural.
Revista Angolana de Sociologia (RAS)7 | 2011
Lusofonia - Sociedade colonial angolana
Breve análise sobre o nativismo africano: sua relação ambígua com o poder colonial português
Paula Morgado, p. 71-79
Destacada a escrita de Pepetela na cultura cokwe
Armindo Canda Jornalista
“O contributo da escrita de Artur Pestana “Pepetela” na cultura chokwe foi destacada,quinta-feira, durante o programa “Margens e Travessias”, da TV Zimbo, apresentado pelo jornalista e historiador Adriano Mixinge.”
27/01/2024
“Muana Puó” e “Lueji-O nascimento de um Império”, são dois livros reveladores do seu interesse pela cultura cokwe. Os cokwe são um grupo étnico Bantu da África Central e do Sul
Jeudi 8 février 2024
Carta informativa de France Culture
Através de suas experiências e de sua posição como mulheres negras, a escritora Zora Neale Hurston, a jornalista Eslanda Goode Robeson e a dançarina Katherine Dunham renovaram a antropologia. Como é que o percurso destas três mulheres afro-americanas esclarece os desenvolvimentos nesta disciplina?
https://www.radiofrance.fr/franceculture/podcasts/le-cours-de-l-histoire
José Capela: o escravismo em Moçambique como violência estruturante
José Pimentel Teixeira
Uma análise da obra historiográfica sobre Moçambique de José Capela, associada a uma breve abordagem ao trabalho sobre escravatura de Eduardo medeiros, conducentes à reflexão sobre a sua pertinência para o entendimento da sociedade moçambicana actual.
Missões Antropológicas de São Tomé (1954) e Angola (1955): caminhos para a descolonização da fotografia colonial
Lorena Christina Barros Travassos
Estudos Históricos Rio de Janeiro, vol 34, nº 72, p.81-106, Janeiro-Abril 2021
“Resumo Neste trabalho foram analisados dois conjuntos com fotografias inéditas produzidos durante as Missões Antropológicas em São Tomé e Príncipe (1954) e Angola (1955). A investigação, no âmbito do projeto Photo Impulse (financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Portugal) ...»
RESISTÊNCIAS E COLABORAÇÕES AFRICANA
Sem dois relatos de viagens em Angola no século XIX
Gabriel Felipe Silva Bem
RESUMO «O presente trabalho procura problematizar a ação dos nativos na região norte de Angola do século XIX frente à colonização portuguesa, principalmente em relação à “colaboração” e à “resistência” ...»
Revista de História - UFBA, v.7, 2019, p. 1-22